segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Buscando Santidade ao Senhor!

Meus queridos manos e manas, a paz!

Fico feliz em voltar a escrever algo da parte de Deus aos nossos corações; esta mensagem preguei na Primeira Igreja Batista de Engenho Velho nos dias 27 e 28/10/2012 no Congresso de missões, alusivo à Missões Nacionais. Baseado em Colossenses 1. 9, 10.
"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;"


Nosso querido irmão e apóstolo Paulo estava preso e recebia informações sobre a Igreja de Colossos através de seu estimado irmão e cooperador Epafras sobre tudo que acontecia naquela Igreja e como eles viviam no amor do Espírito. O apóstolo fica bastante alegre com a notícia, e por isso resolveu pedir a Deus através da oração algo além do que ouvira de Epafras, e o que ele pedia era que fossem cheios do conhecimento de sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual, ou seja, Paulo sabia por que pedir tais coisas, pois assim como nas outras Igrejas, Colossos haveria de ser perseguida, falsos mestres surgiriam para desvirtuar a muitos e a vitória só viria com esta inteligência espiritual. também o apóstolo justifica seu pedido ao Senhor pois aquela Igreja tinha tarefas a cumprir nesta jornada, e é sobre isto que detalho para nós o verso 10.

1. Vivamos de forma digna ao Senhor - A Palavra nos ensina que nosso Deus é SANTO, SANTO, SANTO, e por esta causa, nós devemos servi-lo com santidade, andar de forma digna é buscar a santificação, é poder andar de cabeça erguida diante de todos aqui na terra seja onde for, mostrar através de nossas vidas a sanidade do Senhor.

2. Que possamos agradá-lo em tudo - Olha que tem sido fácil agradar ao Senhor, pois infelizmente temos muitas falhas, aliás são estas falhas que nos separam de Deus (Isaías 59. 2). Assim diz o apóstolo no segundo capítulo e versículo 6 "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele." É assim que agradamos ao Senhor quando lhe obedecemos em tudo.

3. Que possamos dar frutos em toda boa obra - O apóstolo João no capítulo 15. 16 nos diz que:"...Ele nos escolheu para dar frutos e que os mesmos permaneçam." Precisamos sair de nossa zona de conforto e trabalhar na seara do Senhor, enquanto é dia. Faça frutificar os dons e talentos que Jesus te deu, para isto reflita sobre a Parábola dos talentos em Mateus 25.

4. Cresçamos no Conhecimento de Deus - há na Palavra de Deus uma ordem para que façamos assim mesmo, está em Oséas 6. 3. precisamos Conhecer e continuar conhecendo este Deus Todo-Poderoso, a fim de sermos vitoriosos em tudo que iremos fazer, falar, pensar e tudo mais.

Que Nosso Senhor e Salvador Jesus nos ajude a conquistar estes passos em nossas vidas. Que a Graça de Nosso Senhor Jesus seja sobre tua vida querido irmão e irmã.

Pr. Onézimo Pinto

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A RAZÃO DE TUDO! (Rm. 11. 36, Pv. 16. 4)

Tudo isso é para ele. O objetivo maior da criação é mostrar a Glória de Deus. O que é a Glória de Deus? A Glória de Deus é Ele mesmo. Onde está a Glória de Deus? Em tudo que Ele criou. A Glória de Deus é bem mais observada em Cristo. Ele é a luz do mundo, a vinda de Jesus a este mundo nos faz entender melhor a Deus (Jo. 1. 14). Deus merece a Glória? Observe que a esta pergunta só quem sabe responder com segurança é aquele que já recebeu a Jesus em seu coração. (ver Ap. 4. 11 e I Cr. 29. 11-13). O livro “Uma vida com propósitos” nos diz que somente duas das criações de Deus falham em adorá-lo: “os anjos caídos e os seres humanos”. Apesar das várias definições de pecado o livro fala-nos de que pecado é a incapacidade de dar glória a Deus. Qual o motivo da queda de Satanás? A arrogância e a prepotência; será que também não é
a nossa quando pecamos? Nenhum de nós têm dado a Deus Glória que Ele merece! Esse é o pior pecado. (cantar “E Deus criou o homem sim para o louvor da sua Glória, mas este homem preferiu não dar louvor a sua Glória...”). Em Is. 43. 7 está escrito que Deus criou a todos nós para sua Glória e para seus próprios propósitos! Jesus sabendo disto glorificou-lhe sendo obediente até a morte e morte de cruz. Dentre as tantas formas de dar Glórias a Deus falaremos das cinco citadas no livro:

1. Damos Glória a Deus ao adorá-lo – adorar a Deus deve ser o nosso primeiro dever e a melhor maneira de ser grato a Ele é vivendo satisfeito por tudo (I Ts. 5. 18). Observe que a palavra “vivendo” está no gerúndio, que quer dizer algo que está acontecendo. Será que
temos vivido satisfeitos com Deus?

2. Damos Glória a Deus ao amarmos outros crentes – quando pensamos em amor pensamos em sentimento, gostaria de pensar com vocês que o verdadeiro amor é aquele que se dá nos relacionamentos. Observe Jo. 3. 16; qual é a ênfase do amor no texto? Isso mesmo é “dar”! Vejamos também Jo. 14. 21; a ênfase é: “guardar”. O verdadeiro amor se traduz através de nossas ações e não de nossa fala.

3. Damos Glória a Deus ao nos tornar como Cristo – Em Os. 6. 3 lemos o seguinte; “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Conhecer a Cristo é pensar como ele pensa, agir como ele age, andar como ele anda. Lembre-se “QUANTO MAIS VOCÊ DESENVOLVE O CARÁTER CRISTÃO, MAIS DARÁ GLÓRIA A DEUS”. Se meditarmos em II Co. 5. 17 veremos que devemos buscar as coisas novas do Espírito, mais adiante em Hebreus 12. 1,2 estamos vendo que o mundo e o pecado nos torna embaraçados; nossas iniquidades e nossos pecados fazem separação entre nós e nosso Deus Is. 59. 2. Não é fácil ser como Cristo, porém Deus contempla nosso esforço e sabe de nossas intenções, deixemos que o mesmo trabalhe sobre nós!

4. Damos Glória a Deus servindo a outras pessoas com os nosso dons
Dons é tudo que é dado por Deus para administrarmos. E essa administração tem que ser segundo a Palavra de Deus, vejamos o que nos diz a Palavra em Mt. 10. 8 “...De graça recebestes de graça daí”. Servir não é ser rebaixado, mas é antes de tudo se assemelhar a Cristo que nos ensinou o seguinte: “porque o Filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc. 10. 45). O que somos e temos é para abençoar aos outros, pense nisto!

5. Damos Glória a Deus falando dele às outras pessoas – há um mal tomando conta de muitos que se dizem crentes; é o mal do segredo. São poucos o que se deixam conhecer como crentes nos seus ambientes de trabalho, faculdade, colégio ou até mesmo dentro de casa. Quando buscamos nos assemelhar a Cristo uma das coisas que acontece com a maior naturalidade é justamente o conhecimento por parte do mundo; vejamos Jo. 17. 23. A expressão que mais deveria ser levada a sério pelos crentes é justamente a de Mc 16. 15 “Ide por todo o mundo,
pregai o Evangelho a toda criatura”.

Qual será o objetivo de sua vida?

Dar Glória a Deus exigirá de você uma mudança radical em seu modo de viver, suas prioridades não serão mais suas e sim de Deus, o que muitas vezes parecerá o caminho mais difícil, em vez de o mais fácil. Lembremo-nos que glorificar a Deus é fazer o que lhe agrada, e para tal precisamos mudar nossa maneira de pensar e deixar que ele pense por nós! Este é o momento de definir, deixaremos Deus nos dominar? Ou, dominaremos nós mesmos as situações? Se deixarmos que Deus nos domine então viveremos dias abençoados e abençoaremos a outros. Porém, se somos nós que vamos dominar as situações então, simplesmente só vamos existir na terra.

Pr. Onézimo Pinto - Um Amigo!

Bendize ó minha alma ao Senhor




Bendizer » Louvor e ação de graças que sobem até Deus para proclamar que ele é
bom. É a proclamação que todo o bem nos vem de Deus.

Neste salmo devemos verificar que o salmista conversa com sua própria alma. É uma reflexão e um anseio que brota do mais íntimo de seu ser. É tão profunda a sua reflexão que ele intima sua alma para não esquecer de nenhum dos benefícios do Senhor para com ele. O salmista se dispõe a bendizer o Senhor não apenas com sua voz, mas com tudo o que lhe pertencia. Assim como o salmista, Eu, você e todos nós devemos estar nos dedicando ao Senhor com toda a nossa força, com tudo o que temos, sabe porquê? Por quê tudo vem d'Ele, não temos nada a lhe oferecer se não tiver vindo dele primeiro. É como diz o apóstolo Paulo em Rm. 11.35 que diz: “quem lhe deu primeiro, para que fosse recompensado”. É partindo deste princípio que Deus é que pode todas as coisas é que o salmista chega a conclusão de que as ações de Deus são prova de sua fidelidade e reconhecimento de nossa limitação (v.14), podemos dizer que este salmo é uma superação de um conflito que não só o salmista tinha, mas, que hoje ainda nós temos; superação para uma vitória, superação sobre as enfermidades, superação sobre a perdição eterna.
É um Deus que faz história com o seu povo e está escrevendo também a sua história, há exatamente tantos anos, uma história de amor e compaixão. Como pai bondoso que é nosso Deus, vemos a grande compaixão de Deus para conosco; pois compaixão é a mais preciosa qualidade de um pai. É também a maior característica de Deus.
O grande desafio deste salmo caro(a)irmã(ão) é que quando você começar a contemplar o amor e compaixão de Deus por tua própria vida, ou seja, tua dimensão pessoal; tu tens o grande desafio pela frente, que é o de observar através da história da tua própria vida e daqueles que te cercam que é necessário pensar e realizar uma dimensão coletiva, ou seja, fazer com que outros bendigam o nome de Deus.
Observem o versículo 7, o salmista começa a observar os feitos de Deus também na história do seu povo. Como o salmista nós devemos também ver notória a ação de Deus na vida de seus familiares, da sua igreja, de seus amigos. A gratidão a Deus não termina com a sua gratidão apenas (pessoal), mas você deve aprender a conduzir o povo que lhe cerca a render graças a Deus como pai amoroso e compassivo (v.8), (dimensão coletiva).
Um dos destaques deste salmo é com relação à brevidade da vida, o ser humano não deve estar alheio a esta verdade. Tudo o que temos e somos aqui na terra é passageiro, fútil; precisamos aproveitar o máximo da nossa vida para nos dedicarmos ao que realmente glorifica a Deus. Nunca devemos pensar que estamos no controle da situação, o que nos faz continuar até o dia de hoje nesta vida é a misericórdia de Deus. Portanto, meu mano(a), hoje quando tens a oportunidade de ver o amor de Deus te conduzindo nesta vida, deves lembrar de dar-lhe todo o louvor, toda a honra e toda a glória. Ele é merecedor
Reconheça a soberania de Deus e esteja pronta(o) para receber todo amor que vem d’Ele. A fragilidade do homem é contraposta à fidelidade e infinitude do amor de Deus. Em todo o relato do A.T. sempre veremos a história da fidelidade de Deus e da infidelidade do ser humano. Ser frágil não é de tudo ruim, pois vemos que com a fragilidade temos um Deus que nos socorre sempre. Ás vezes estamos pensando que Deus age como nós agimos, prestemos atenção no v. 17 “A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem...”.
Meus queridos o que se espera de nós neste momento é que tenhamos uma postura de estar vivendo na dependência de Deus, não permitindo que nada nos tire a comunhão com o Pai.
Veja o que nos diz o versículo 19, “O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e seu reino domina sobre tudo”. Deus, só ele é capaz de dominar toda tua vida, de conduzir os teus passos, não te deixes iludir por este mundo.
Observe minha jovem(meu jovem) , assim como começa este salmo, ele termina, a visão máxima do autor sagrado é ver sua alma totalmente entregue ao louvor e glória do Senhor, o que mais o Senhor se agrada é um coração quebrantado e agradecido, portanto, bendiga nossas almas ao Senhor e não esqueçamos de nenhum dos seus benefícios para conosco. Amém.


Pr.Onézimo Pinto - Um Amigo!