segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Bendize ó minha alma ao Senhor




Bendizer » Louvor e ação de graças que sobem até Deus para proclamar que ele é
bom. É a proclamação que todo o bem nos vem de Deus.

Neste salmo devemos verificar que o salmista conversa com sua própria alma. É uma reflexão e um anseio que brota do mais íntimo de seu ser. É tão profunda a sua reflexão que ele intima sua alma para não esquecer de nenhum dos benefícios do Senhor para com ele. O salmista se dispõe a bendizer o Senhor não apenas com sua voz, mas com tudo o que lhe pertencia. Assim como o salmista, Eu, você e todos nós devemos estar nos dedicando ao Senhor com toda a nossa força, com tudo o que temos, sabe porquê? Por quê tudo vem d'Ele, não temos nada a lhe oferecer se não tiver vindo dele primeiro. É como diz o apóstolo Paulo em Rm. 11.35 que diz: “quem lhe deu primeiro, para que fosse recompensado”. É partindo deste princípio que Deus é que pode todas as coisas é que o salmista chega a conclusão de que as ações de Deus são prova de sua fidelidade e reconhecimento de nossa limitação (v.14), podemos dizer que este salmo é uma superação de um conflito que não só o salmista tinha, mas, que hoje ainda nós temos; superação para uma vitória, superação sobre as enfermidades, superação sobre a perdição eterna.
É um Deus que faz história com o seu povo e está escrevendo também a sua história, há exatamente tantos anos, uma história de amor e compaixão. Como pai bondoso que é nosso Deus, vemos a grande compaixão de Deus para conosco; pois compaixão é a mais preciosa qualidade de um pai. É também a maior característica de Deus.
O grande desafio deste salmo caro(a)irmã(ão) é que quando você começar a contemplar o amor e compaixão de Deus por tua própria vida, ou seja, tua dimensão pessoal; tu tens o grande desafio pela frente, que é o de observar através da história da tua própria vida e daqueles que te cercam que é necessário pensar e realizar uma dimensão coletiva, ou seja, fazer com que outros bendigam o nome de Deus.
Observem o versículo 7, o salmista começa a observar os feitos de Deus também na história do seu povo. Como o salmista nós devemos também ver notória a ação de Deus na vida de seus familiares, da sua igreja, de seus amigos. A gratidão a Deus não termina com a sua gratidão apenas (pessoal), mas você deve aprender a conduzir o povo que lhe cerca a render graças a Deus como pai amoroso e compassivo (v.8), (dimensão coletiva).
Um dos destaques deste salmo é com relação à brevidade da vida, o ser humano não deve estar alheio a esta verdade. Tudo o que temos e somos aqui na terra é passageiro, fútil; precisamos aproveitar o máximo da nossa vida para nos dedicarmos ao que realmente glorifica a Deus. Nunca devemos pensar que estamos no controle da situação, o que nos faz continuar até o dia de hoje nesta vida é a misericórdia de Deus. Portanto, meu mano(a), hoje quando tens a oportunidade de ver o amor de Deus te conduzindo nesta vida, deves lembrar de dar-lhe todo o louvor, toda a honra e toda a glória. Ele é merecedor
Reconheça a soberania de Deus e esteja pronta(o) para receber todo amor que vem d’Ele. A fragilidade do homem é contraposta à fidelidade e infinitude do amor de Deus. Em todo o relato do A.T. sempre veremos a história da fidelidade de Deus e da infidelidade do ser humano. Ser frágil não é de tudo ruim, pois vemos que com a fragilidade temos um Deus que nos socorre sempre. Ás vezes estamos pensando que Deus age como nós agimos, prestemos atenção no v. 17 “A misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem...”.
Meus queridos o que se espera de nós neste momento é que tenhamos uma postura de estar vivendo na dependência de Deus, não permitindo que nada nos tire a comunhão com o Pai.
Veja o que nos diz o versículo 19, “O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e seu reino domina sobre tudo”. Deus, só ele é capaz de dominar toda tua vida, de conduzir os teus passos, não te deixes iludir por este mundo.
Observe minha jovem(meu jovem) , assim como começa este salmo, ele termina, a visão máxima do autor sagrado é ver sua alma totalmente entregue ao louvor e glória do Senhor, o que mais o Senhor se agrada é um coração quebrantado e agradecido, portanto, bendiga nossas almas ao Senhor e não esqueçamos de nenhum dos seus benefícios para conosco. Amém.


Pr.Onézimo Pinto - Um Amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário